sábado, 1 de novembro de 2008

Sobre mulheres e bruxas

Sensualidade exacerbada, alto poder de dominação sobre a vontade masculina, percepção aguçada e enorme competência para fazer o bem e o mal, de acordo com seus interesses. Dá para acreditar que estamos falando só de feiticeiras? Pois é, quem disse que toda mulher é uma bruxa, não errou!

Por um longo período da história feminina as mulheres foram vistas como sábias, aptas a curar doenças e a ajudar a nascer e morrer. Até que, um dia, um grupo de homens poderosos se rebelou contra tanto poder, criou a Santa Inquisição e decidiu silenciar as mulheres.

Para sobreviver, elas não poderiam ter poder. Foi um tempo só dos homens, o império do masculino. Não deu outra: ocultas nas suas funções de mães e mulheres, elas se mantiveram nas sombras até que os homens esqueceram que elas tinham poder – ou quem sabe, deixaram de temer.

Seja como for, não é difícil reconhecer que os poderes de bruxa continuam vivos, pelo menos nas nossas mães e avós.

Primeiro o poder da previsão. Se elas dizem que uma pessoa não presta ou que uma coisa não vai dar certo, tempos depois vem a constatação. Elas tinham razão: levamos um cano ou temos uma grande decepção.

Se o assunto é sensualidade, elas com certeza sabem o que funciona ou não com os homens e, mesmo que elas insistam em não confessar, está claro que enfeitiçaram e manipularam o coração dos nossos pais e avós.

Da saúde elas entendem praticamente de tudo, desde o que fez mal até como fazer para acabar com o problema. Chás, aromas e outras delicadezas deixam claro que elas sabem muito mais do que só ser mulher.

Agora, para acabar com o mal, elas conhecem praticamente tudo: beijinhos mágicos, bênçãos e interferências maiores. Cada uma sabe exatamente como e onde buscar o poder.

Pensando bem, as mulheres são mesmo mágicas. Fazem nascer e viver gentes e sonhos. Com as suas alquimias, algumas marcam tanto a vida dos seus homens que, mesmo casados e velhos, eles continuam sonhando, por exemplo, com a comida da mamãe.

Pensando bem, toda mulher é mesmo uma bruxa, os inquisidores tinham razão. As mulheres enlouquecem os homens, tumultuam suas vidas e fazem seus corpos tremer. As mulheres ajudam a construir sonhos, alimentam a alma e mostram como é possível sobreviver e, no conjunto de suas vidas, mostram o longo e árduo percurso que é preciso para se concretizar de fato uma mulher.

Mulheres são de verdade umas bruxas, algumas não sabem que têm poder e outras não o querem, talvez porque se temam tão poderosas. Mas não tem jeito: mais dia, menos dia, a sensação de poder aflora com os filhos e, como num sonho, vale tudo para curar, ajudar e proteger. De onde vem esse poder? Provavelmente das nossas mães e avós.

Nenhum comentário: